Doenças Tratadas – Câncer de Bexiga

O câncer de bexiga é um tipo de câncer que se desenvolve na bexiga, um órgão oco localizado na parte inferior do abdômen. É uma condição que pode ser desafiadora, mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, muitos pacientes podem alcançar resultados positivos..
O que é o Câncer de Bexiga?
O câncer de bexiga é o segundo tumor urológico mais frequente, acometendo, mais frequentemente, homens a partir da quinta década de vida. É um tumor com íntima associação com o tabagismo e algumas profissões que envolvem inalação de hidrocarbonetos (substância presente na fumaça).
A perda indolor de sangue na urina, seja visível ou detectável apenas através do exame de urina, é um dos sintomas mais importante, podendo ser acompanhados de ardência para urinar, dor em baixo ventre, urinar frequentemente e outros.
Assim como nos outros tipos de tumor, essa doença, quando identificada precocemente e tratada de forma agressiva, apresenta uma boa perspectiva de controle a longo prazo.
Causas do Câncer de Bexiga
As causas exatas do câncer de bexiga não são completamente compreendidas, mas vários fatores de risco foram identificados, incluindo:
- Tabagismo: Fumar tabaco é um dos principais fatores de risco conhecidos.
- Exposição a Produtos Químicos: Algumas substâncias químicas ocupacionais e medicamentos, como a ciclofosfamida, estão associadas ao aumento do risco.
- Idade: O risco de câncer de bexiga aumenta com a idade, sendo mais comum em pessoas com mais de 55 anos.
- Sexo: Homens têm maior probabilidade de desenvolver câncer de bexiga do que mulheres.
Sintomas do Câncer de Bexiga
Os sintomas do câncer de bexiga podem variar, mas os mais comuns incluem:
- Sangue na Urina: A hematúria é um dos sinais mais proeminentes do câncer de bexiga, muitas vezes indolor.
- Micção Frequente: A necessidade de urinar com frequência, mesmo quando a bexiga está vazia.
- Dor ao Urinar: Sensação de ardor ou desconforto durante a micção.
- Dor Lombar: Dor persistente na parte inferior das costas ou no abdômen.
Tratamento do Câncer de Bexiga
O tratamento inicial consiste na Endoscopia da bexiga com identificação, caracterização e biopsia da lesão, podendo ser realizado a ressecção endoscópica desse tumor no mesmo procedimento.
Quando possível, e necessário, pode-se complementar essa etapa do tratamento com quimioterapia intra-vesical, no intuito de diminuir a chance de recorrência do tumor.
Nos casos avançados, ou seja, naqueles em que o tumor é identificado já é infiltrativo, há necessidade da retirada total do órgão e estruturas adjacentes, tais como próstata, no homem; útero, trompas e ovários nas mulheres. Nesses casos, a bexiga poderá ser reconstruída com segmentos intestinais.
A cirurgia robótica é uma conquista da medicina moderna que desempenha um papel essencial no tratamento do câncer de bexiga. Esta abordagem inovadora combina a perícia do cirurgião com a precisão de um sistema robótico, resultando em procedimentos mais precisos e recuperação mais rápida.
O seguimento rigoroso desse tipo de doença é primordial, pois apresenta uma elevada taxa de recorrência.
A decisão sobre o tratamento é individualizada e deve ser feita em consulta com um oncologista ou urologista. A detecção precoce desempenha um papel fundamental na melhoria das perspectivas para pacientes com câncer de bexiga.