Saúde do Homem – Reposição Hormonal

Por que ocorre a queda hormonal em homens?

A andropausa ou Distúrbio Androgênico do envelhecimento Masculino (DAEM) é verificado em homens, ocasionalmente, após os 40 anos,  na qual verifica-se um declínio gradual da produção hormonal de testosterona . Com a redução da produção deste hormônio, acontece a diminuição da virilidade com redução da libido e disfunção erétil, queda de pêlos e cabelo, perda da massa muscular e vigor físico, fadiga, nervosismo, insônia além de perda de memória. 

Algumas doenças e o próprio envelhecimento mimetizam os sinais de DAEM. A deficiência de testosterona se manifesta clinicamente por múltiplos sintomas, desde os sexuais até os menos específicos, que se refletem na queda do desempenho físico e mental e em problemas neuropsiquiátricos (como depressão, ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração). Os sintomas não específicos da andropausa raramente são reconhecidos como tal, sendo, assim, atribuídos ao estresse causado pelo trabalho ou a dificuldades do cotidiano.

Quais são as opções de reposição hormonal?

A principal forma de utilização se dá através de injeções de testosterona com intervalos a serem definidos de acordo com o tipo de medicação, bem como necessidade individual de cada paciente, otimizando os resultados.

Pode ser também utilizado meios transdérmicos, sendo aplicados através de géis de testosterona, o qual é absorvido pela pele e fornece uma liberação controlada diária de hormônio.

A via subcutânea, através dos implantes de testosterona tem se mostrado uma via promissora de aplicarção, onde pequenos implantes (PALLETS) são inseridos na região subcutânea através de pequenas punções, fazendo com que haja liberação contínua, gradual e prolongada de hormônio durante vários meses.

Para quem é indicada a reposição hormonal?

A reposição hormonal masculina é indicada para homens que experimentam uma queda nos níveis hormonais, muitas vezes associada ao envelhecimento. Além disso, é recomendada para aqueles que sofrem de sintomas de deficiência hormonal, como fadiga, redução da libido, perda de massa muscular e depressão. É importante que a reposição hormonal seja prescrita e monitorada por um profissional de saúde qualificado.

Quais são os benefícios da reposição hormonal?

Os benefícios da reposição hormonal masculina incluem o aumento da energia, a melhora da libido, o fortalecimento da massa muscular, a melhora do humor e uma sensação geral de bem-estar. Além disso, a reposição hormonal pode ajudar a prevenir condições associadas à deficiência hormonal, como osteoporose.

Decisão consciente

A decisão de buscar a reposição hormonal é pessoal e deve ser tomada com base em informações precisas e a orientação de um médico especializado. Estou comprometido em fornecer informações claras, avaliações precisas e planos de tratamento personalizados para atender às suas necessidades individuais. Você não está sozinho nesta jornada para recuperar sua vitalidade e bem-estar.

TRATAMENTOS