Cirurgia Robótica – Hipertrofia Benigna da Próstata

Hipertrofia Benigna Próstata
A hiperplasia prostática benigna é caracterizada pelo aumento benigno da próstata, que ocorre fisiologicamente na maioria dos homens a medida que eles envelhecem, após os 40 anos de idade.
Como o tecido prostático envolve a uretra, o aumento progressivo da próstata causa compressão extrínseca desse canal, dificultando a passagem da urina.
Sintomas Hipertrofia Benigna Próstata
Os sintomas podem variar muito, apresentando-se inicialmente com redução do jato urinário, aumento da frequência urinária, esforço miccional, urina intermitente, gotejamento terminal, necessidade de levantar a noite para urinar e, até mesmo, retenção urinária, com necessidade de instalação de sonda uretral para possibilitar a drenagem da urina.
A Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB) pode se manifestar de várias maneiras, afetando o funcionamento normal da uretra. Aqui estão alguns indícios para ficar de olho:
1 Sintomas Obstrutivos: Relacionados ao armazenamento da urina
– Jato urinário fraco;
– Dificuldade para iniciar a micção;
– Gotejamento de urina após terminar de urinar.
2 Sintomas Irritativos: Relacionados à eliminação da urina
– Noctúria – Acordar várias vezes à noite para urinar;
– Disúria – Dor ao urinar;
– Polaciúria – Aumento da frequência urinária;
– Urgência urinária – Necessidade urgente de urinar.
O não esvaziamento adequado da bexiga pode levar a infecções urinárias, formação de pedras na bexiga e até Insuficiência Renal.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico pode ser feito com o relato do paciente associado ao exame de toque retal, além do exame de sangue do PSA e ultrasssonografia prostática.
O tratamento, em tempo adequado, apresenta bons resultados com uso de medicações, necessitando de tratamento cirúrgico apenas aqueles casos mais graves ou refratários ao tratamento medicamentoso.
Essa técnica pode ser empregada para próstatas maiores, trazendo o benefício da desobstrução completa sem sangramento, com tempo de internação curto e sem necessidade de incisão abdominal, possibilitando retorno à vida cotidiana precoce.
Converse com seu urologista sobre todos os aspectos relativos à prevenção e tratamento desta doença.A cirurgia da próstata, quando necessário, é realizada por via uretral , onde é realizada ressecção endoscópica da Próstata, não havendo necessidade de incisão abdominal. Nesses casos, é possível uma recuperação pós-operatória mais rápida com menor morbidade.
Mais recentemente, já é possível fazer a completa enucleação (retirada completa do parênquima prostático) por via endoscópica, com Laser (RoLep).