Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica de próstata é a forma mais moderna para tratamento do câncer de próstata, rim e bexiga. Pode ser entendida como evolução da cirurgia laparoscópica. 

O robô permite ao cirurgião ver os órgãos em alta definição 3D e realizar movimentos delicados e precisos, tornando a cirurgia menos invasiva e mais eficiente, acelerando a recuperação pós-operatória.

Como funciona a Cirurgia Robótica?

Quando falamos neste tipo de cirurgia, muitos pacientes imaginam que simplesmente programamos um robô, que realiza o tratamento cirúrgico de modo autônomo.

Na verdade, o robô segura os instrumentos cirúrgicos e a câmera, mas é o cirurgião que controla os equipamentos e opera o paciente. 

Fazemos 3 a 5 cortes, com cerca de 0,5cm, pelos quais inserimos uma câmera bem fina, mas com grande aumento e delicadas pinças cirúrgicas.

O médico cirurgião fica dentro da sala cirúrgica e comando o robô, que reproduz os movimentos das mãos do cirurgião, garantindo uma ampla liberdade e precisão de movimento. 

Além disso, a câmera, que permite visão 3D e ampliada dos órgãos a serem operados, também é controlada pelo cirurgião, o que garante um posicionamento sempre adequado. 

Isso permite que esse procedimento tenha muitas vantagens e melhores resultados em relação a cirurgia aberta e laparoscópica:

  • menor sangramento
  • menor tempo de internação
  • menos dor após a cirurgia
  • menos necessidade de repouso
  • cicatrizes menores, muitas vezes imperceptíveis
  • melhor qualidade de visão
  • maior liberdade e delicadeza de movimentos

O que garante uma cirurgia muito mais precisa para o tratamento do câncer de próstata e câncer de rim.

Benefícios do uso da Cirurgia Robótica

As vantagens da cirurgia robótica podem ser teoricamente resumidas como a soma dos benefícios da cirurgia laparoscópica com o das técnicas abertas, adicionando-se ainda o benefício adicional de uma imagem ampliada tridimensionalmente.

Quando comparamos a cirurgia robótica com a cirurgia laparoscópica tradicional, a robótica oferece precisão e destrezas aprimoradas. Da mesma forma que um cirurgião precisa de experiência para executar uma cirurgia convencional, o mesmo acontece com a cirurgia robótica, que é um procedimento diferente e único. Ou seja, é necessário tratar com urologistas devidamente treinados para tal operação.

Ainda nesta comparação, as incisões robóticas são menores, há portanto menor perda de sangue, menor probabilidade de infecções, menor tempo de internação e certamente retorno mais rápido as atividades cotidianas. Todas estas razões já seriam suficientes para se optar por este tipo de cirurgia, quando possível.

São benefícios de curto prazo, limitados ao período pós-operatório, mas benefícios importantes. Contudo, a cirurgia robótica pode evitar, por sua precisão, que efeitos colaterais como a impotência sexual ou incontinência urinária aconteçam, no caso de cirurgia da próstata.


Na luta contra o câncer de próstata e rim, a Cirurgia Robótica oferece uma alternativa altamente eficaz e menos invasiva.

Muito importante para o sucesso deste tipo de cirurgias é o treinamento adequado dos cirurgiões urológicos, que precisam de treinamento constante. Trata-se de uma forma diferente de realizar as cirurgias usuais e experiência prática é muito necessária. Portanto, certifique-se de tratar com médicos devidamente treinados e capacitados para este novo tipo de cirurgia.

É importante que o paciente converse abertamente com seu urologista sobre o seu caso em particular e se a cirurgia robótica se adequa a situação em questão. Trata-se de uma inovação com vantagens claras, mas o sistema não é milagroso.

Que cirurgias podemos realizar com a robótica: 

TRATAMENTOS